Revival - Stephen King
dezembro 02, 2020Eu fiquei aqui martelando por dias como trazer essa resenha pra vocês.
Eu desisti após perceber que não vai ter jeito fácil de dar essa facada, então vamos de uma vez! Nesse livro nós vamos conhecer uma criança chamada Jamie justamente quando o novo pastor chega a sua cidade. Chales Jacobs encanta a todos com seus sermões cheios de vivacidade e jovialidade.
Jacobs além de pregar realiza experimentos com aparelhos criados por ele movidos a impulsos elétricos. Jacobs é fascinado por raios e funde sua fé a ciência enquanto utiliza desses equipamentos para curar as pessoas. Jamie vê nele uma fonte de inspiração e devoção, onde juntos vão criar um elo muito forte. Como a gente sabe, nos livros do King é a partir desse momento em que tudo fica estranho.
Um acidente faz com que Jacobs abandone seu posto de pastor e sua fé com palavras fortes e blasfêmicas em uma de suas pregações. Jamie agora se vê perdido e sozinho. Anos se passam e Jamie acaba reencontrado o pastor. Sua fixação por raios e objetos capazes de curar o seres humanos através de impulsos elétricos agora está mais desenvolvido.
Só que nem todas essas experiências parecem funcionar. Alguns pacientes desenvolvem algum tipo de colapso mental que as fazem surtar e cometer suicídio ou as impele a fazer coisas bizarras. Agora Jamie se vê na obrigação de impedir o homem que era fonte de inspiração na sua vida de continuar a cometer essas insanidades. Mesmo com todas as críticas inteligentes que o livro traz ele não conseguiu me convencer, os personagens são totalmente esquecíveis a trama é lenta e muito arrastada, todo toque de realidade que o livro traz no inicio se perde ao final com a fantasia lovercraftiana mirabolante.
O livro ainda traz referências a Joyland e ao Prim de A Torre negra, mas se perde muitas vezes ao adentrar nos dramas dos personagens e não chegar a lugar algum. O início a sensação era que eu estava perdido e a narrativa era monótona e no final eu senti que ainda estava no início.
Revival era um livro que apresentou um potencial gigantesco mas que infelizmente não fluiu para mim.
NOTA: 2/5⭐️
0 comentários