Resenha: Maresi - Maria Turtschaninoff
agosto 01, 2019
Oi gente!
Turupom?
⠀
Maresi
Autora: Maria Turtschaninoff
Editora: (@editoramorrobranco)
⠀
Eu o carinha do terror, lendo uma fantasia super feminista... quem diria não é mesmo? Pois é. Aqui vamos conhecer uma abadia, que basicamente e uma comunidade cristã, tipo monastério católico, chamado de Abadia Vermelha, onde apenas mulheres são permitidas.
⠀
Nesse mundo é o seguinte: Mulheres são feitas para serem belas, recatadas e do lar, são criadas para servir os homens, não precisam aprender a ler ou a escrever, quem dirá ter conhecimento.
⠀
Mas elas podem ter um refúgio, um santuário, ondem elas podem ser elas mesmas, adquirir conhecimentos e até desenvolver habilidades.
⠀
Maresi, vive a quatro anos, em uma ilha sob a tutela da Abadia Vermelha, e o desenrolar da historia começa quando Jai, uma garota, chega a ilha, machucada e repleta de cicatrizes, e uma historia de como acabou chegando alí.
⠀
Não sei por qual motivo, acho que pelo contexto religioso da abadia em si eu não consegui me desvencilhar de que essa história era uma extensão “leve” de o conto da aia. (ps: não tem nada a ver)
⠀
Cada uma das garotas da ilha tem sua função, todas cooperam para viver em comunidade, Maresi, ama a biblioteca, e ama ler, e quando Jai chega, Maresi vê nela o próprio reflexo, uma garota, perdida e amedrontada com um passado cheio de segredos.
⠀
Eu adorei o elemento mágico da história, mas nada é entregue de bandeja ao leitor nessa narrativa, muitos acontecimentos ficam a interpretação de quem lê. O que eu senti muita falta foi a explicação para alguns elementos, que eu creio que serão melhor abordados em Naondel, segundo volume da trama.
⠀
O livro aborda tantos temas interessante que fica meio difícil de fazer caber aqui, mas fala sobre vários problemas que a sociedade impõe sobre as mulheres, e até questões sociais como abuso, imposição do padrão de beleza, estupro, abandono parental entre outros.
⠀
Acaba que Maresi não é apenas uma simples leitura, mas uma breve crítica a nossa sociedade patriarcal machista. Além de uma forma bem linda falar de um início de amizade na busca de conhecimento com muita delicadeza e magia! ❤️
⠀
Nota: 4/5 ⭐
⠀
0 comentários