Resenha: O Segredo de AHK-Manethon

julho 25, 2019



Oi gente!
Turupom?
O Segredo de AHK-Manethon 
Autor: Hélio Do Soveral 
Editora: (@aveceditora) ⠀ 
Nota: 3.5/5⭐
Nossa, eu sei demorei horrores para trazer a resenha de O Segredo de AHK-Manethon, trazendo algumas temáticas um pouco sensíveis para mim, então pensei bem antes de me posicionar, e não interpretar errado o que eu tinha acabado de ler, então bora lá!
Não sei se é conhecimento de todos que a Avec está fazendo um bom trabalho resgatando obras de ótimos autores de fantasia. Para os desavisados que NÃO CONHECEM O Hélio ele era um autor que trabalhou na revista “O Mirim”.
Nessa edição comemorativa realizada pela Curadoria da Avec através do Leonardo Nahoun vamos ter uma belíssima e ilustrada edição comemorativa de “A Turma do Posto Quatro” e “Os Seis” com textos originais de 1941.
O centro da história temos um a turma de crianças cariocas (Sim se passa no brasil, temos um autor nacional das antigas!) Que entram em uma aventura marítima, repleta de monstros marinhos, múmias tesouros, lendas egípcias, e gente tem até índios, para salvar a irmã do Célio, Iracema que o navio em que estava a bordo naufragou.
Agora vem a parte delicada: Preciso ressaltar que o livro é escrito em 1941, e deste modo reflete os pensamentos e ideologias sociais da época. Mas não remove o fato de estar cheio de preconceitos do autor, o personagem Tião por ser negro, sofre com o racismo durante a narrativa por seus “colegas”.
Eu já esperava por isso, porque a editora super gentil, mandou uma carta me contando desse fato, e deixando claro seu posicionamento em relação! ⠀
Manter o texto de 1941 do livro na integra acaba por dar uma oportunidade de nos brasileiros vermos através dessa obra como os negros eram vistos de forma pejorativa pelos intelectuais daquela época. Não é algo tão distante, até Monteiro Lobato mantinha esse discurso.
Então é isso, uma obra interessante, delicada e para os apaixonados por leituras nacionais uma ótima pedida. Espero que tenham gostado. E ai o que acharam?

OUTROS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários