Resenha: A Bíblia das Bruxas

março 04, 2019


Oi gente!
Turupom?

#resenhasdoluc: A Bíblia das Bruxas
Autores: Janet e Stewart Farrar
Editora: Alfabeto (@editoraalfabeto) ⠀
Nota: 4,0/5⭐

É com muita felicidade que hoje venho trazer para vocês a resenha de A Bíblia das Bruxas. Quando a editora Alfabeto me ofereceram um exemplar parar leitura eu nem acreditei, demorei um pouquinho para trazer a resenha, pois não é apenas um simples leitura sobre a história das bruxas, e suas práticas, É um manual completo para a prática da bruxaria que todos interessados nessa vertente deveriam ler.

Já digo de antemão: bruxaria não é tão bizarra assim como todo mundo pensa. O livro de Janet se foca na bruxaria Wiccana Tradicional Gardneriana, e nos mostra que as praticas mágicas não são apenas para proporcionar poder, ser bruxo é um estilo de vida, uma filosofia, é puramente arte.

Nesse livro vamos encontrar um pouco de tudo, Os Sabbats que ajudam as bruxas a se localizarem dentro das mudanças cíclicas da natureza, tornando-se festivas essas datas, e os Esbbats que são as mudanças das fases da lua.

Existem 8 Sabbats:

LUGHNASADH - Comemorado no no hemisfério sul em 2 de fevereiro.
MABON - Comemorado no no hemisfério sul em 21 de março, ( equinócio de outono).
SAMHAIN - Comemorado no no hemisfério sul em 30 de abril.
YULE - Comemorado no no hemisfério sul em 22 de junho, ( solstício de inverno).
IMBOLC - Comemorado no no hemisfério sul em 31 de julho.
OSTARA - Comemorado no no hemisfério sul em 21 de setembro, (equinócio de primavera).
BELTANE - Comemorado no no hemisfério sul em 31 de outubro, ( solstício de verão).
LITHA - Comemorado no no hemisfério sul em 22 de dezembro.

Eu fiquei espantado com a quantidade de sincretismo religioso entre as praticas ancestrais da bruxaria, e as datas comemorativas cristãs. parece que a todo momento a histórias das bruxas foi forçada a ser apagada da narrativa da história humana.

Esse livro é realmente maravilho e completo, possui desde a explicação e praticas dos rituais para os Deuses, como a explicação da reencarnação, os instrumentos das bruxas, a ética nas praticas da bruxaria, sobre clarividência, projeção astral, confecção de talismãs e até alguns feitiços.

único ponto negativo dessa leitura, que eu apontaria seria a falta de uma explicação mais concreta das práticas magicas da bruxa solitária, sendo que a bíblia das bruxas é mais voltada para Covens, mas tudo descrito é super adaptável para o modo solitário, e que os rituais expressam uma heteronormatividade explicita chegando a incomodar em alguns momentos.

Eu adorei a leitura, e recomendo a todos, mesmo que a título de curiosidade, entenderem a historia, e um pouco sobre como funciona o mundo magico das bruxas, todos deveriam dar uma olhada, e não pense que é uma coisa do mal, a Wicca segue um fundamento básico: "Faça o que quiseres, desde que não prejudique o próximo nem a ti mesmo." 
A Editora Alfabeto possui outros títulos maravilhosos que compõem essa trilogia chamados A Deusa Das Bruxas, e O Deus Das Bruxas, e todos esses títulos e muito mais vocês encontram no site da Alfabeto, e lá eles sempre estão fazendo descontos incríveis. 



Site da Editora Alfabeto                            A Bíblia das Bruxas
                                   (Clique Aqui)                              (Para adquirir clique aqui)                     

OUTROS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

0 comentários