Resenha: Só Os Animais Salvam – Ceridwen Dovey
setembro 20, 2018Tudo bom?
hoje trago para vocês a resenha de só os animais salvam, uma edição maravilhosa com contos que contam um pouco da vida e a morte alguns animais durante as guerras que marcaram o nosso último século.
"Eles - os humanos, quer dizer - parecem acreditar que o que os separa dos outros animais e a sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstratamente et cetera. Estão enganados. O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside o seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, Isso é ser humano. "
ao todo só os animais salvam é composto por 10 fábulas que descrevem a breve vida dos animais em diversos conflitos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, guerras no Iraque, Moçambique, Bósnia e a Guerra Fria, entre outras.
Ao mesmo tempo que é muito interessante ter uma visão das Guerras pelo ponto de vista dos animais, Ceridwen Dovey nos mostra a brutalidade do ser humano, nos fazendo apegar a cada um dos animais com suas características marcantes e distintas.
No processo de criação para situar o leitor, o início dos Capítulos são datados com local e ano onde o animal se encontra, onde ele conta a sua história de como morreu. É triste, eu sei.
me senti levado a cada um dos conflitos sangrentos, visualizando os exércitos inimigos, as trincheiras, a brutalidade. Esse livro me fez refletir muito sobre como nós seres humanos afetamos a vida de todos as espécies de forma direta ou indireta, sem nenhum pudor.
Não vou mentir, muita coisa me chocou. Animais forçados a entrarem nos conflitos e diversos abandonos foi de cortar o coração.
Eu sabia que o livro seria chocante, algumas partes foram difíceis de lidar, me fez pensar como nós seres humanos somos difíceis, ruins e que na verdade quando olhamos num todo só os animais salvam.
E vocês já leram, ou tem interesse no livro?
.
NOTA:⭐⭐⭐⭐
0 comentários